Em Bichinho, espaço dedicado às artes e ofícios oferece programação cultural

Local reúne ateliês e programação cultural

Bichinho, acaba de ganhar mais um local de arte, experimentações e encontros. A Nômade Artes e Ofícios é um espaço múltiplo, com ateliês de cerâmica, pintura, literatura, barbearia e cozinha. Localizado na praça Nossa Senhora da Penha, 60, o espaço sob curadoria do artista visual Léo Chagas e do escritor e encenador Jessé Duarte, ofecere diversos trabalhos produzidos no local e uma programação cultural voltada à comunidade e turistas.

Durante o mês de janeiro uma série de atividades poderão ser conferidas e experimentadas, gratuitamente ou a preço mais do que popular. Entre as atrações de cinema, teatro, literatura, música cultura popular, o público poderá participar de duas oficinas: uma de confecção de máscaras para o carnaval e outra de introdução a cerâmica. Nos finais de semana, os artesanatos produzidos no local são disponibilizados para aquisição em um formato de feira, dos quais fazem parte, livros artesanais, pinturas, cerâmicas e outras criações de parceiros e convidados. Confira a programação completa.

PROGRAMAÇÃO:

Sextas e Sábados, durante todo o mês de janeiro, manhã e tarde: Feirinha com trabalhos dos ateliês da Nômade e de parceiros, na sombra da jacarandá em frente ao espaço com barzinho aberto. Barbearia estará funcionando.

Do dia 07 a 09, segunda a quarta às 14:00: oficina “máscaras para o carnaval” com Marcelo. Técnica em papel machê. Valor, R$ 5,00. Não é necessário fazer inscrição.

Dia 12, sábado a partir das 16:00: pré-carnaval. Exposição das máscaras feitas na oficina e ensaio aberto do Bloquinho, com regência de Caio César.

Dia 13, domingo às 19:30: teatro. Espetáculo “Manifesto pelo direito a poesia” da Cia. Boemia Literária de Contagem (MG). Ingressos, R$ 2,00

Há uma linha tênue entre a poesia e a ordem, que difere a pontuação de uma poema, da pontuação de uma ata de tribunal. O poema não pode estar subserviente à desumanização, já os tribunais têm sérios limites quando precisam lembrar que somos seres humanos. A poesia não pode ser a propaganda do fim do essencial. As propagandas precisam usar a poesia para banalizar o essencial. O que acontece quando um homem resolver não estar a serviço do mercado?

Os tribunais se armam e as propagandas voam como flechas. Não temos aqui um espetáculo, mas sim, um manifesto.

_ De 14 a 16, segunda a quarta às 14:00: oficina “brincando com argila” vivência com Léo Chagas. Técnicas para fazer cerâmica. Gratuito. Não é necessário fazer inscrição.

_ Dia 19, sábado às 20:00: cinema. Cineclube Jacarandá com a exibição do curta “Divina essência” de Caio César, gravado no Bichinho e do longa “Pequenas Histórias” de Helvécio Ratton, filme com cenas gravadas no Bichinho.

Cena do curta, Divina Essência de Caio César. Bichinho (MG).

_ Dia 20, domingo às 19:30: literatura. Contos do Jacarandá com a leitura encenada do conto “O Homem da Cabeça de Papelão” de João do Rio com Jessé Duarte (Cia. Crônica de Teatro). Gratuito.

Em um país chamado, Sol, mesmos com chuvas todos os dias,  vivia Antenor. Um homem que decide trocar sua cabeça por outra de papelão e se torna o indivíduo mais importante de sua nação.

_ Dia 27, domingo às 19:00: música. Show com o Duo Aduar de São João Del Rei. Músicas autorais acompanhadas com viola. Gratuito.

Aduar (repartir a água; povoação temporária de pastores; ou, simplesmente, formar duo) é uma parceria idealizada pelos cancionistas Gabriel Guedes e Thobias Jacó, estudantes do Departamento de música da Universidade Federal de São João Del-Rei.

Confira mais informações e vídeos sobre as atrações nas redes sociais da Nômade: Facebook, Instagram

Deixe um comentário